Como estudar para o vestibular: 5 dicas para aumentar a produtividade dos estudos

Saber como estudar para o vestibular não é uma tarefa fácil. São vários conteúdos para assimilar e o tempo parece curto demais. Dessa forma, é muito importante que você seja organizado(a). Para a maioria das pessoas, a maior dificuldade é ter disciplina e se adaptar a uma rotina bem diferente.

Mas, para ajudá-lo(a) nessa jornada árdua (e recompensadora), listamos aqui 5 dicas para aumentar a sua produtividade nos estudos. Continue a leitura!

 

Como estudar para o vestibular em 5 passos

 

1- Elabore um cronograma de estudos

Para quem pretende compreender como estudar para o vestibular sozinho, essa é a primeira e mais importante dica de todas. É fundamental ter um cronograma de estudos, uma vez que isso evita a procrastinação e ajuda na organização do conteúdo indicado.

É simples e rápido criar o seu! Em um calendário, anote todas as suas atividades, sejam elas pessoais e/ou profissionais. Depois, acrescente os estudos nos horários livres. Isso também pode ser feito em um planner ou aplicativo para smartphone.  

 

2- Tenha uma rotina de estudos

Depois de organizar o seu cronograma, tente ao máximo segui-lo. Estabelecer uma rotina e criar o hábito de se dedicar aos estudos é algo que ajuda a não acontecer furos durante a semana e torna você ainda mais produtivo(a).

 

3- Não leve dúvidas para casa

Aproveite os momentos em sala de aula para esclarecer suas dúvidas. Este é o lugar ideal para fazer isso! Portanto, conte com o auxílio e o conhecimento dos professores do Colégio Erasto Gaertner. Nossa equipe está sempre disponível para esclarecer suas questões.

Uma boa dica é conciliar os estudos em casa com o cronograma do colégio. Assim, você revisa a matéria todos os dias e pode esclarecer as perguntas que surgirem no dia seguinte. Com certeza, isso o(a) tornará mais seguro(a) e não restarão mais problemas em relação a  como estudar para o vestibular.

 

4- Estude em um ambiente adequado

É fundamental ter um ambiente preparado para que você possa estudar. Ler deitado ou em frente à televisão nunca é uma boa escolha. Caso você opte pela primeira opção, seu corpo irá entender que é hora de descansar e ficará com sono. O local precisa ser bem iluminado e com a ausência de possíveis distrações.

Também é importante cuidar de você! Não vire noites estudando, tenha uma alimentação variada e rica em nutrientes e faça alguma atividade física. Simples atitudes, como essas, ajudam a mente a descansar e processar as informações com maior naturalidade.

 

5- Faça resumos das matérias estudadas  

Uma técnica poderosa e que pode colaborar com seus estudos é o exercício de resumos. Eles são bons aliados na hora de organizar e memorizar o conteúdo. Além disso, você ainda poderá revisar tudo o que foi aprendido. Por isso, todos os dias, resuma as matérias que você está vendo em sala de aula e guarde-os para consultar quando precisar.  

 

--

 

O que achou das dicas? Quer continuar lendo sobre o assunto? Então, clique aqui e tenha acesso a mais um post do nosso blog.