Por que visitar escolas antes de fazer a matrícula do seu filho?

 

Você sabia que visitar a escola antes de efetuar a matrícula é fundamental para escolher a melhor instituição para o seu filho? Isso porque é nesse momento que uma série de dúvidas pode ser esclarecida pessoalmente.
 
Saber qual colégio é melhor para os filhos causa insegurança em muitos pais. E não é para menos. Além de ser responsável pela formação acadêmica, a escola também contribui, em boa parte, para a formação humana deles. E é por isso que conhecer de perto a escola é essencial para fazer a melhor escolha!


Mas, o que levar em consideração ao visitar escolas?

Antes de qualquer coisa, o recomendado é que a ida à escola seja feita com tempo. Dessa forma, você pode conhecer, se não todas, boa parte das instalações. Durante o passeio, analise como é o ambiente, tanto dos alunos quanto dos funcionários. Também veja de que maneira é dada a atenção aos pais e se o local é organizado. Quando possível, converse com alguns professores.
 
Veja se a proposta que está sendo apresentada é sincera. Por falar nisso, é importante dizer quais expectativas você tem em relação ao local.
 
Estamos só começando nossa avaliação! Confira ainda outros pontos de como escolher a melhor escola para seu filho:


Analise a estrutura


Ainda durante a visita, observe se as instalações do colégio não oferecem nenhum risco aos alunos:
·         Móveis pontiagudos;
·         Colunas em locais de grande circulação;
·         Piso escorregadio;
·         Brinquedos mal conservados.
 
Quando estão brincando, dificilmente as crianças prestam atenção em locais que podem machucar. É aí que o olhar atento dos pais faz toda a diferença. Também é importante analisar a segurança do lugar: de que maneira estranhos têm acesso ao interior da escola?


Investigue além das instalações


Sites e mídias sociais podem ajudar, e muito, os pais a entenderem como o colégio funciona no dia a dia. Analise as divulgações de atividades e eventos, qual a proposta pedagógica e se tem uma boa comunicação com os pais. Verifique, ainda, qual a missão, a visão e os valores da unidade de ensino.


Converse com quem já conhece


Fale com outros pais, que já têm filhos matriculados na escola que você pretende matricular o seu, para saber opinião que eles têm a respeito da instituição. Avalie se os comentários são mais positivos do que negativos.
 
>> Confira ainda 5 critérios para levar em conta na hora de escolher a escola dos filhos
 
Por fim, além da estrutura física, é importante levar em consideração qual a filosofia e que princípios tem o colégio visitado. Eles vão de encontro com os seus? De que maneira essa instituição vai preparar a criança ou adolescente para a vida? Será fácil o contato quando surgirem dúvidas ou problemas em relação à vida escolar? Analise todas estas questões.
 
Viu como escolher a melhor escola para seu filho pode ser fácil a partir dessas dicas? Faça anotações, considere todos os aspectos envolvidos. Assim, a escolha será mais segura e assertiva. Com isso, seus filhos também se sentirão mais tranquilos para estudar!
 
O Colégio Erasto está de portas abertas para receber pais que estão em busca de um ensino de qualidade. Venha conhecer nossa estrutura.