Quantas horas é preciso estudar por dia para o vestibular?


Para se sair bem no vestibular, quantas horas é preciso estudar por dia? Essa pergunta é frequente entre os alunos do terceiro ano e, com certeza, você já se pegou pensando nisso. Entretanto, não há uma resposta correta. Uma vez que diversos fatores influenciam na conta. Mas, uma coisa é fundamental: planejamento!

Como fazer um cronograma que otimize seus estudos e te ajude a definir quantas horas é preciso estudar por dia é nosso assunto de hoje. Continue a leitura e saiba como aplicá-lo para atender às suas necessidades e estilo de vida.

Afinal, quantas horas é preciso estudar por dia?

Tenha um quadro geral de horários

Para descobrir quantas horas é preciso estudar por dia, você deve ter organização. O primeiro passo é criar uma grade geral com todos os seus compromissos. Acrescente aqui os horários e também as atividades de rotina, como ir à aula, estágio, trabalho, academia e outros. Inclusive, as tarefas mais básicas do dia-a-dia precisam estar nesse cronograma.

Identifique qual parte do dia você rende mais

De nada adianta ficar horas estudando, caso você não se concentre ou esteja com muito sono, por exemplo. Assim, uma dica estratégica é saber em qual parte do dia o rendimento é maior. Se os estudos fluírem melhor de manhã, deixe mais tempo livre nesse turno para a atividade. O mesmo vale para os demais turnos, como tarde e noite.

Com o seu quadro geral bem feito, é possível identificar em qual período há mais espaço e adaptá-lo para os horários nos quais tem melhor rendimento. Assim, será preciso de menos tempo, uma vez que você estará mais focado(a) e o estudo renderá melhor.

Separe as matérias de modo estratégico

A estratégia é tão primordial na hora dos estudos, como para vencer no videogame. O mais importante nesse tópico é que você divida o tempo de acordo com a dificuldade da matéria.

Caso todas as disciplinas tenham pesos iguais, será um processo mais árduo e demorado passar por todos os tópicos. Portanto, lembre-se: os conteúdos com os quais você tem mais facilidade deverão ter menos tempo na sua grade de estudos. Enquanto isso, aqueles que exigem mais trabalho precisam de atenção especial.

Lembra do melhor horário para você? Utilize-o para estudar esses conteúdos mais difíceis, de modo a otimizar sua rotina.

 

Não deixe de lado os horários de lazer

É importante que você separe os horários de estudo e os de lazer. Afinal, precisamos ter momentos de diversão e entretenimento para arejar a cabeça, recarregar as energias e se concentrar com disposição.

Porém, ao estudar, é necessário foco. Fique longe do celular, da televisão e do computador! A fim de que os esforços sejam produtivos, seguir essa dica é fundamental!

E então, conseguimos responder ao seu questionamento sobre quantas horas é preciso estudar por dia? Se você não quer perder mais tempo, confira também este artigo que te ajuda a se preparar para o Enem e vestibulares desde o começo do ano.