Nosso ensino

Projetos Sociais

1- ENGAJAMENTO SOCIAL

Ao longo de seus mais de 85 anos, o CEG tem identificado nos ensinamentos de Jesus o exemplo, a inspiração e o dever para com um olhar atendo ao próximo. A partir deste princípio, temos aprimorado o desenvolvimento de uma proposta que seja consistente e envolva toda a comunidade escolar em diferentes ações sociais. Segundo o texto de Tiago 2.18, a fé do cristão deverá ser acompanhada de sinais visíveis deste relacionamento do homem com Deus, por meio das obras praticadas por seus seguidores. Nesta ação, quem dá e quem recebe são beneficiados pelo compartilhar do amor, generosidade, afeto e solidariedade.

Todos os alunos, do Maternal ao Terceirão, sob orientação dos professores de Ensino Religioso, são envolvidos anualmente em um projeto social específico. Queremos que durante a jornada aqui conosco os alunos conheçam os diferentes contextos sociais e se engajem na construção de projetos que atendam pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade.

Importante ressaltar que os projetos não são estáticos, mas construídos em conjunto com os alunos a partir das necessidades apresentadas. Os professores apresentam o contexto, mostram os dados, sensibilizam os alunos para as diferentes realidades sociais, motivando-os a encontrarem formas para que se envolvam de forma significativa.

Já temos tidos indicadores visíveis dos projetos aplicados: alunos mais atentos às necessidades alheias, aumento da empatia, protagonismo nas estratégias de arrecadações, iniciativas e sugestões de novos projetos, e ainda, algumas ações independentes que os alunos começaram a realizar depois da prática realizada na escola.

Entre alguns projetos já realizados:

O que fizemos

2 - Lar Betesda

Em um trabalho em conjunto entre capelania escolar e a terapeuta ocupacional do Lar, trocas de experiências intergeracionais têm sido proporcionadas. A proposta para estes momentos visa sempre facilitar a interação e oestreitamento entre as gerações, a fim de que, tanto alunos quanto os idosos se beneficiem da experiencia.

O que fizemos

3 - Faxinal do Mineiros​

mais de 15 anos o Colégio se envolve realizando um programa de Natal e Páscoa nesta comunidade carente que está localizada no Municipio de Teixeira Soares. Uma equipe de voluntários leva o amor de Jesus por meio de uma apresentação de teatro, um lanche e presentes que são arrecadados com os alunos do Colégio.

O que fizemos

3 - Projeto Refúgio

O Projeto Refúgio é uma organização de assistência social, localizada no Bairro Jardim Maringá que atende crianças da região, oferecendo atividades socioeducativas no contraturno escolar. O projeto é mantido pela igreja Irmãos Menonitas do Boqueirão, e conta com a colaboração de voluntários que oferecem cursos de línguas, música, atividades lúdicas e auxílio nas tarefas escolares. O Colégio tem sido parceiro da instituição da doação de leite, brinquedos, matérias de higiene, trocas de mensagens e vídeos entre alunos e as crianças do projeto.

O que fizemos

4 - Educação para Vida – Atuação Voluntária

Este projeto é desenvolvido mediante a oferta de educação para crianças em situação de vulnerabilidade social. Existem turmas no Brasil (contraturno) e na África (turno escolar). O colégio Erasto Gaertner apoia esse trabalho de diversas maneiras: Financiando material de doação (bíblias, pastas, decoração, material didático), envolvimento por meio de cartas e demais necessidades que sejam apresentadas pelos responsáveis.

Você também pode colaborar neste projeto, apadrinhando o estudo de uma criança através de um valor mensal a ser depositado.

R$ 130,00 - http://pag.ae/bblrxQh

R$ 100,00 - http://pag.ae/bhlrxFf

R$ 80,00 - http://pag.ae/bbj4Wk6

R$ 60,00 - http://pag.ae/bhj4Wjz

R$ 40,00 - http://pag.ae/bfj4Wfb

O que fizemos

5 - Amas

Esta é uma Ong reconhecida do Terceiro Setor (associação ou entidade sem fins lucrativos) mantida com doações de iniciativas privadas, mas também com repasse de verbas públicas. A Ong atende hoje aproximadamente 1.300 crianças e adolescentes.A Fundação Educacional Menonita tem uma relação próxima com esta instituição há muitos anos e tem procurado se envolver cada vez de forma mais ativa nas diferentes creches. Os projetos relacionados a esta organização são definidos de acordo com a necessidade de cada local. Os alunos conversam com as responsáveis e, em conjunto, definem as ações para atendera demanda do local. Além de doações, a Escola incentiva as visitas ao local, uma vez que esta conivência próxima entre diferentes realidades proporciona experiências enriquecedoras a ambas as partes. https://www.amasbrasil.org.br/

O que fizemos

6 - Colégios Públicos da região

diferentes ações são realizadas no sentido de contribuir com as Escolas Estaduais ao entorno: Dia de convivência, doações de computadores, materiais didáticos, rifas para arrecadação de materiais de construção para reformas...Tudo isso já foi realizado pelos nossos alunos!

O que fizemos

Ainda outras ações já foram realizadas

Envolvimento com a realidade de refugiados (imigrantes Venezuelanos), envolvimento com a Comunidade Terapêutica Decisão, onde alunos são apresentados à realidade da dependência química, reconhecimento do trabalho das zeladoras da instituição, entre outros.

Com a experiência dos projetos  realizados, bem como as constantes avaliações para aprimoramento, pretendemos cada vez mais profissionalizar nosso engajamento social, fazendo com que a Fundação Educacional Menonita seja uma instituição cada vez mais articulada com as necessidades ao seu entorno. 

O que fizemos