As 10 principais competências da nova BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que padroniza a aprendizagem no Brasil. Dentre os destaques da BNCC estão as 10 competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da educação básica.

Elas norteiam os caminhos pedagógicos que devem ser seguidos pelos educadores, de forma a proporcionar um aprendizado muito mais completo e humanizado. Com isso, os colégios passam a formar não somente alunos, mas cidadãos que sabem lidar melhor com as situações do cotidiano.

Conheça abaixo as 10 competências gerais e porque elas são consideradas essenciais para o ensino atual!

BNCC: conheça as suas 10 competências

1 - Conhecimento

De acordo com a BNCC, para entender a realidade é preciso valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.

A partir disso, continuar aprendendo e colaborando para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.

2 – Pensamento científico, crítico e criativo

Essa competência da BNCC consiste em exercitar a curiosidade intelectual. No caso, o aluno deve utilizar abordagens científicas, como reflexão e análise crítica, para investigar causas, resolver problemas e desenvolver soluções.

O seu foco é criar novas habilidades e processos cognitivos, como raciocínio, atenção, memória e percepção, para que sejam utilizados em tomadas de decisão mais concisas.

3 – Repertório cultural

A ideia é valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais para incentivar uma consciência multicultural, a curiosidade e a experimentação.

4 – Comunicação

A BNCC considera importante utilizar diferentes linguagens durante as trocas de informações, experiências e ideias – a fim de garantir o aprendizado mútuo e inclusivo. 

Devem ser incluídas em sala de aula as linguagens:

  • Verbal;

  • Corporal;

  • Visual;

  • Sonora;

  • Digital.

5 – Cultura digital

É essencial compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação. Isso porque elas são parte importante do processo de disseminação de informação e produção de conhecimento.

6 – Trabalho e Projeto de Vida

Essa competência consiste em valorizar conhecimentos e experiências que possibilitem entender melhor o mundo do trabalho. Isso permite fazer escolhas futuras com liberdade, autonomia, responsabilidade e criticidade e que condizem com o seu projeto de vida.

7 – Argumentação

Na hora de formular e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, o aluno deve se basear em dados, fatos e informações confiáveis

A argumentação deve, ainda, respeitar e promover os direitos humanos, a consciência socioambiental, a ética e o consumo responsável.

8 – Autoconhecimento e autocuidado

Conhecer-se, compreender-se, cuidar da sua saúde física e emocional e entender suas emoções com autocrítica. Tudo isso permite reconhecer como os sentimentos influenciam nas suas atitudes – e aprender a lidar com eles.

9 – Empatia e cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo, a cooperação e a resolução de conflitos. Essas estão entre as competências da BNCC consideradas mais essenciais. Isso porque promovem o respeito ao outro e aos direitos humanos, valorizam a diversidade e combatem o preconceito.

10 – Responsabilidade e cidadania

Trata-se da competência de agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, resiliência, flexibilidade e determinação. Com ela, o aluno passa a tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Como essas competências são ensinadas?

Todas as competências são trabalhadas em sala de aula e em cada uma das áreas de conhecimento. Ou seja, devem estar presentes nos ensinos de:

  1. Linguagens;

  2. Matemática;

  3. Ciências Humanas;

  4. Ciências da Natureza;

  5. Ensino Religioso.

Não existe uma hierarquia entre elas. Todas as competências da BNCC são consideradas importantes para o desenvolvimento da educação e, portanto, do ser humano.

O Colégio Erasto tem como missão garantir que todos os alunos adquiram essas 10 competências. Inclusive, para o ano de 2020, iremos incluir o projeto bilíngue em parceria com a International School, além de implementar aulas da Happy Code para ajudar os pequenos a desenvolverem as competências cada vez mais! Quer saber mais sobre nós? Acesse nosso site!