6 dicas de como fazer seu filho dormir no quarto sozinho

Uma das maiores dificuldades dos pais é conseguir fazer seu filho dormir no quarto. Seja por medo do escuro ou pela necessidade da proteção, a questão é que a criança realmente não gosta de dormir sozinha – especialmente, até os 7 anos de idade.  

Então, o que fazer se seu filho não quer dormir no quarto dele? O primeiro passo deve ser descobrir o porquê de ele preferir passar as noites com você. Depois, é essencial mostrar que ele tem o seu próprio espaço.

Mesmo que essa transição seja lenta e até um pouco dolorosa, ela tem um papel crucial no desenvolvimento da independência do pequeno. 

Para ajudar nessa missão delicada, vamos mostrar 6 dicas de como fazer seu filho dormir no quarto sozinho. Acompanhe!

6 dicas para o seu filho dormir no quarto sozinho

1 – Estabeleça uma rotina de ir para a cama

Criar uma rotina ajuda a criança a entender o seu processo de preparação para dormir e, ao mesmo tempo, a se sentir mais segura com isso.

Tomar banho, colocar o pijama, escovar os dentes, ler um livro juntos e fazer carinho são exemplos de hábitos que podem ser incorporados.

O ideal é que esse ritual se inicie uma hora antes de a criança deitar, para que os níveis de estresse diminuam e o seu filho consiga relaxar.

2 – Crie um ambiente propício

Assistir televisão ou usar o celular antes de dormir afeta a qualidade do sono e bloqueia a produção dos hormônios responsáveis pelo relaxamento. Portanto, é fundamental eliminar as distrações e estímulos, limitando ou removendo os aparelhos eletrônicos do quarto.

A luz também pode ser um empecilho. Sendo assim, se o seu filho apenas consegue dormir no quarto com a luz acesa, prefira lâmpadas mais amenas.

Um objeto, como um urso ou pano, também ajudam a criançada a lidar com seus medos e sentir-se mais tranquila com a nova situação.

3 – Deixe-o pegar no sono

Não tem como fazer seu filho dormir no quarto sozinho se, toda noite, você o espera pegar no sono para sair do ambiente. O ideal é que ele não dependa da presença dos pais para cochilar. Caso contrário, ele irá sempre procurar por você quando desperta.

Faça a rotina do sono e permita que ele adormeça sozinho. Dessa forma, aos poucos, irá se acostumando.

4 – Estimule-o no processo

Seja otimista e positivo ao conversar com o seu filho sobre dormir sozinho. Transpareça a ideia de que isso é uma grande conquista para ele. Sem, é claro, que ele pense que, se não conseguir, sofrerá alguma punição.

Outra dica importante é oferecer mais autonomia. Deixe-o escolher os lençóis e o bicho de pelúcia para dormir junto, por exemplo. 

5 – Seja firme e consistente

Seu filho não dorme no quarto dele e, ainda, lhe procura no meio da noite? Mantenha-se firme ao dizer não. Mesmo que a sua vontade seja abrir um espacinho na cama, levante-se, acompanhe-o até o quarto e explique que ele tem o seu próprio lugar para descansar.

A consistência, nesse caso, é o fator-chave para não mandar mensagens confusas. 

6 – Recompense o sucesso

Você seguiu todas as dicas e descobriu como fazer seu filho dormir no quarto sozinho? É hora de recompensá-lo por essa vitória! Afinal, ela é tão dele quanto sua.

Ao invés de castigá-lo quando está se esforçando, valorize cada uma das suas conquistas. Demonstre orgulho por ele ter superado esse desafio e mostre os benefícios que isso irá oferecer para o seu desenvolvimento.

Veja também 7 maneiras de aproveitar mais o ar livre com o seu filho sem sair de casa!