Benefícios do ensino religioso na escola

A sociedade na qual vivemos hoje é muito diferente daquela em que nossos pais e avós viveram em suas juventudes. Os valores e costumes que antes guiavam a geração anterior não são mais os mesmos. Em alguns casos, chegam a ser contraditórios atualmente. É preciso educar essa geração para que valores como responsabilidade, lealdade, coragem, ética, sabedoria e respeito continuem unânimes e essenciais para a nossa convivência enquanto sociedade. Seja qual for a sua origem e sua cultura, valores éticos devem ser os mesmos para todo mundo, no Brasil, nos EUA ou no Japão. O melhor meio de estimular este pensamento é com a educação do ensino religioso.

Valores através do Ensino Religioso

Valorizar o ensino pautado pelos livros sagrados é, acima de qualquer coisa, valorizar os mais fortes valores da humanidade. Nossos valores são colocados em prática por meio de nossas ações; dessa forma, estamos falando de um ensino básico e que deve começar desde cedo. O ensino religioso é uma das melhores formas de desenvolver e consolidar o caráter dos jovens e, consequentemente, torná-los adultos mais fortes, carregados de valores para a nossa sociedade. Independente da sua religião, o ensino religioso tem o poder de ensinar valores culturais para os alunos.

Formação de cidadãos

Hoje em dia, é cada vez mais comum presenciarmos pessoas mais individualistas e, em certos níveis, egoístas com o mundo a sua volta. O aprendizado de valores como os que são passados com o ensino religioso tem a chance de mudar este paradigma, uma vez que o foco é na formação de um cidadão inserido dentro de uma sociedade. Aprender a viver de modo colaborativo e saber que todos têm a mesma importância, bem como direitos e responsabilidades, dentro de uma sociedade, faz com que as atitudes e ações dos alunos sejam mais coletivas, em prol de um bem maior. É preparar as pessoas para se doarem mais ao próximo.

Benefícios

O ensino religioso traz muitos benefícios para quem está formando as suas raízes e conceitos. Incluir esse tipo de disciplina nas escolas é poder transformar e multiplicar estes benefícios em algo muito maior, que atingirá um número mais avantajado de pessoas, espalhando a palavra e os valores religiosos e éticos em uma sociedade que se tornará bem mais justa.

Aprendizado

Entre os principais benefícios relacionados ao ensino religioso, estão o aprendizado de uma ferramenta para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade. Além de ser possível aprender muito sobre a paz e justiça entre os indivíduos.

Valores

Outro benefício é a transmissão dos verdadeiros valores da humanidade. A bondade, o respeito, a coletividade, a empatia, o amor entre as pessoas, entre tantos outros, são valores que devem ser ressaltados cada vez mais no tempo atual. A violência e a falta de respeito que se instalam na sociedade só podem ser combatidas com a formação de valores que atuem no aspecto mais sensível da humanidade.

Caráter

Por fim, o ensino religioso é capaz de desenvolver e consolidar o caráter das pessoas. O amor entre as famílias, a comunicação clara entre pais e filhos, a solidariedade para com o próximo… tudo isso é prova de que, acima de qualquer coisa, nós temos caráter para viver em uma sociedade justa com todos.

Qual é o seu pensamento em torno do ensino religioso? É hora de trabalharmos juntos na construção de um futuro muito melhor para os nossos filhos. Deixe sua opinião nos comentários!