Mitos e verdades educação integral

O ensino integral oferece às crianças mais oportunidade de aprendizagem e passa longe de ser apenas um lugar para que elas fiquem durante o dia inteiro. Essa modalidade amplia o conhecimento, oportuniza atividades extracurriculares e contribui para a criação de autonomia da criança.

Tudo isso pode fazer muita diferença no futuro dos pequenos. No entanto, muitos pais ainda têm dúvidas quanto a educação integral. Para ajudar, apresentamos neste blog post o que é mito e quais as vantagens do modelo. Confira!

Escola Integral: o que é mito e o que é verdade?

A escola integral sobrecarrega o aluno?

Embora esteja boa parte do dia na escola, o ensino integral não significa dizer que o aluno estudará o tempo todo. Isso porque as atividades elaboradas pela instituição de ensino são pensadas para atender todas as necessidades das crianças. Então, há tempo para o lazer, prática de exercícios, alimentação e descanso.

Ou seja, a preocupação da educação integral é equilibrar as atividades, respeitando as necessidades de cada estudante.

Toda escola que tem aulas o dia todo é integral

Este é mais um dos mitos sobre esta modalidade. O ensino integral vai muito além de apenas passar atividades extracurriculares aos alunos o dia inteiro. Existe um projeto pedagógico por trás disso, que tem como objetivo a formação completa das crianças (humana, acadêmica e social).

Ensino integral é assistencialista

A escola de ensino integral passa longe de ser assistencialista. Ela não é mera ocupação de tempo enquanto os pais trabalham, mas sim uma oportunidade de desenvolvimento para o aluno. A educação integral contribui para a rotina das crianças, seja nos horários das atividades ou realização das tarefas.

Incentiva a prática de esportes

Esta é uma das grandes vantagens da educação integral, já que a prática de atividades físicas é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Sem falar que o esporte ajuda a prevenir uma série de doenças, como obesidade e diabetes, por exemplo.

Outro ponto positivo é que os alunos sempre estarão acompanhados por um profissional da área, o que garante os movimentos corretos nas atividades. Por fim, é uma oportunidade da criança se identificar com determinado esporte e, no futuro, continuar praticando-o.

Aumenta o rendimento escolar

Ao passar mais tempo na escola, as crianças recebem auxílio para resolver os deveres de casa. Com isso, desenvolvem melhor o hábito de estudar, tendo maior concentração e assimilação do conteúdo.

Possíveis dificuldades de aprendizado também são monitoradas e solucionadas antes que se tornem problemas maiores, com notas baixas.

Outro benefício é que, ao chegar em casa, a criança terá tempo livre para ficar na companhia dos pais, já que as tarefas escolares estarão concluídas.

Ajuda a criar identidade e autonomia

Ao passar mais tempo na escola, a criança aprende a lidar com mais responsabilidades. O uso do tempo será um deles, por exemplo. 

Além disso, o convívio social vai ajudá-la na construção de sua identidade e autonomia. E o contato com colegas desde cedo contribui para seu autoconhecimento, o que irá acompanhá-la no futuro.

Agora que você já conhece as vantagens da educação integral, confira outras dicas no blog do Colégio Erasto!