Saiba aqui os benefícios de ler para uma criança para a formação

A cada 3 anos, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) faz um levantamento para avaliar os conhecimentos gerais de alunos do mundo todo. E, foi constatado no final de 2016 um índice preocupante em relação à taxa de estudantes com um bom desempenho na leitura. Estes dados são resultados da falta de estímulo. Mas, você já sabe sobre a importância de ler para uma criança?

O ato de ler para uma criança - ou com a mesma - é um hábito que vai muito além de aproveitar a história. É um laço de amor, um gesto de caridade. Uma vez que, através dela, você disponibiliza ferramentas que ajudarão a criança a evoluir de um modo independente, formando suas próprias opiniões.

O acompanhamento dos pais é fundamental para o incentivo à leitura das crianças, já que o costume dessa prática estimula o progresso da linguagem oral, da desenvoltura fonológica e da soletração. Além disso, ler para uma criança alimenta a criatividade e desenvolve seu senso de empatia.

E aí, achou interessante? Continue a leitura e veja 3 dicas de como ler para uma criança.

3 dicas sobre ler para uma criança

É importante lembrar que nunca é cedo demais para começar. Este ato é recomendado até para os bebês! Isso porque, somente ao escutar a voz de um dos pais, o pequeno já é influenciado pela sensação de conforto e tranquilidade. Vamos conferir as dicas?

Dica 1: Descubra quais são os assuntos de interesse

Algumas crianças gostam mais de certos temas do que outras. Explore os gostos dos seus filhos para dar início à leitura com assuntos que sejam do interesse deles.

Dica 2: Ensine curiosidades sobre o mundo através da leitura

Quando você lê algo para uma criança, ela cria todo um universo sobre o que está ouvindo. Tente passar esse conhecimento de maneira extrovertida, procure histórias de dinossauros, sistema solar, estrelas, imensidão do mundo e coisas que se encontram dentro dele. Usar mapas e figuras acompanhando a leitura são verdadeiros estímulos.

Dica 3: Use os livros para dar lições importantes sobre a vida

Um bom clichê nunca faz mal, não é mesmo? Histórias como A Cigarra e a Formiga podem trazer inúmeros conceitos e valores sobre a vida. Fazer com que a criança questione sobre o que é importante, certo ou errado é essencial para a formação do caráter dos pequenos. O ideal é contar histórias que trazem aprendizados e incitam o questionamento do mundo, a exemplo das fábulas.

Para o fortalecimento do hábito de ler para uma criança, é necessário que os pais também se acostumem a aplicar essas 3 dicas. Somente a prática contínua trará benefícios para o menor. Assim, sem perceber, você não precisará mais acompanhá-lo na leitura. Afinal, isto se tornará algo comum e habitual na sua vida.


Achou interessante a importância de ler para uma criança? Acesse o nosso blog e entenda mais sobre como melhorar o desempenho de seus filhos.